Por: Caroline Escobar, Jornalista.

Estamos nos encaminhando para o último trimestre de 2022. Um ano muito intenso de trabalho e acontecimentos no País e no mundo. E nessa reta final onde a linha de chegada é 2023, é normal nos sentirmos mais cansados e improdutivos. Porém, ainda restam 3 meses para o ano acabar e temos muito trabalho, metas e resultados para apresentar.

Por isso, separamos 8 dicas de produtividade para sobreviver até o final do ano. Pega papel e caneta (ou só abre o bloco de notas) e anota essas dicas! 

1 – Faça uma lista das tarefas do dia: Anote todas as atividades que devem ser realizadas colocando por ordem de entrega ou de importância. Isso ajuda a visualizar o dia de trabalho. 

2 – Coloque prazos para realização das tarefas: Determine uma estimativa de tempo para finalizar cada atividade. Isso ajudará você a manter o foco no que precisa fazer. 

3 – Não faça diversas coisas ao mesmo tempo: Cada tarefa deve ser feita de maneira individual, pois é melhor fazer uma coisa de cada vez e bem-feita, do que fazer tudo junto e não entregar com a qualidade desejada. 

4 – Organize seu local de trabalho: Uma mesa – ou área de trabalho – bem arrumada facilita na hora de procurar materiais ou arquivos, otimizando o tempo, além de evitar distrações. 

5 – Faça pausas entre as tarefas: Depois de terminar uma tarefa, faça um alongamento ou apenas dê uma caminhada. Vá ao banheiro ou pegar algo para comer/beber e depois volte. Isso ajuda o cérebro a descansar. 

6 – Utilize ferramentas de produtividade: Existem diversos aplicativos que ajudam na organização e planejamento de tarefas (Já citamos algumas aqui no blog). Diferente da lista do item 1, planejar faz com que você crie processos para a elaboração de cada atividade. Busque um que atenda às necessidades do dia a dia e faça dele um aliado. 

7 – Evite distrações: Se possível, silencie notificações de aplicativos de uso pessoal, como e-mail e redes sociais, que podem fazer você se dispersar. 

8 – Procure dormir bem, alimentar-se corretamente e praticar exercícios físicos, além de pequenos prazeres, como ler, assistir filmes e séries, e sair com amigos. A vida pessoal precisa estar alinhada e fluindo bem para que a parte profissional também seja beneficiada.  

Dica extra: Mantenha em sua rotina coisas que te façam relaxar e ao mesmo tempo ajudem a ter mais foco. Escute uma música, acenda um incenso ou difusor, tome um chá/água/café e respire fundo!  

Essas dicas servem para mantermos a produtividade durante o ano todo. Mas o principal, e que não está listado em nenhum manual, é que devemos sempre nos divertir durante todo o processo de trabalho. Dessa forma, a produtividade nunca vai nos abandonar!

Deixe um comentário

onze + 20 =